quinta-feira, 28 de junho de 2007

Qual a distribuição???

Bom eu também não posso dizer que conheço linux profundamente ... estou aprendendo e no mesmo barco que o Zé ...
Mas bem ... qual distribuição escolher? .. Já testei algumas distribuições como Kurumin, Suse, Kubuntu, e Ubuntu.
Até ontem eu preferia as distros baseadas no KDE, por serem fáceis demais(como o kurumin), até que o konqueror(tipo windows explorer do kde) me deixou na mão ao acessar um arquivo de um servidor Windows 2003.

Então testei o Ubuntu.. e funcionou perfeitamente como deveria funcionar ....

Mas e vocês, tiveram decepções ou alegrias com suas distribuições experimentadas? ... Qual foi a que mais gostaram? ...

Abraço a todos ...

2 comentários:

The Home Of Virus_cg disse...

O primeiro Linux que vi foi o RadHat 7, na casa de um amigo, mas comecei com o Kurumin. Este é ótimo para ser usado pelo liveCD, apenas. Isso porque ele usa repositórios de outra distribuição, o Debian, e instáveis ainda. O kurumin só vai ter crédito para instalar no PC quando tiver repositórios próprios, pois do jeito que está ele fica bugado muito fácil, parece até que a gente usa Windows (para quem gosta não fiquem ofendidos, mas nós sabemos que não dá para usá-lo sem formatar de tempos em tempos)...
O melhor Linux pra mim foi o Conectiva 10, pena que acabou. Depois de vendida para a mandraque (empresa francesa) nossa distro brasileira já era... Eles não deram continuidade... A versão mais recente do linux deles que usa o nossa tecnologia não está disponível no Brasil...
Depois disso testei o Fedora Core 4, o pior para mim... Não fiquei nem 2 dias com ele...
Por fim testeio Ubuntu, na época não tinha o projeto kubuntu ainda e tive que instalar o KDE depois de instalar o ubuntu... Pra mim ele é o melhor hoje.

Das distribuições de usuário, conheço as seguintes:
- Ubuntu (Kubuntu, Xubuntu, etc...);
- Mandriva (da empresa que comprou a Conectiva);
- Fedora Core (acho que está na versão 7 agora);
- Big Linux (customização brasileira do Kubuntu);
- Kurumin 7;
- Suse Linux (versão comercial da Novel);
- OpenSuse (versão aberta).

São todos Linux de usuário, o mais fácil só você pode dizer pois isso, é uma escolha pessoal.

Vi que já testou algumas, veja mais essas, se alguém mais tiver dicas de distribuições de usuário, o autor podia fazer uma lista de todas.

PS: Tem também o Goblin Linux que é muito legal, só não cheguei a instalar. Ele é simples e prima pela beleza do desktop. É baseado nop Slackware e tem várias interfaces que já vem com ele (KDE, Gnome, XFCE, FluxBox, WindowMaker e Enlightment). É nacional e logo na página principal tem uns screenshots de suas interfaces e tela de inicialização.

site: http://www.goblinx.com.br/

Victor disse...

Meu primeiro Linux foi o Kalngo, eu vinha do win98 e amei o kde, pacotes .deb, enfim tudo.Depois troquei de pc e resolvi experimentar a PupLinux. Distro super compacta, que rodo feito foguete no pc antigo.Ai eu queria potência me frente ao Gentoo , eu e meu professor de informática ficamos fascinados com os grafigos ,mais belos que os da PuP. Depois veio o Kurumin passagem obrigatória para todo usuário novato usei ele por mais de 1 ano.
Depois veio o Fedora 7. Distro de quem gosta de pegar no "pesado" os RPM não fazem a minha cara.Um mês depois estava eu instalando Ubuntu.
Agora eu estou baixando o Debian
Não cheguei a ter um experiência ruim com o Linux,adorei poder ver como o sistema funciona , enfim me apaixonei pelo Linux desde que instalei Kalango.